top of page
Search

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM. Vou te contar: aqui tem...

  • Writer: Paulo Alvares
    Paulo Alvares
  • Apr 5
  • 21 min read



RACIOCÍNIO BÁSICO


• As funções e o papel da Câmara Municipal de Contagem nos contextos social, político e econômico.

Em seu Dicionário de Política, Norberto Bobbio escreve que “o Parlamento é uma assembleia ou um sistema de assembleias baseadas no princípio representativo, que se caracteriza pela participação direta ou indireta, relevante ou não, de pessoas que elaboram e trabalham para dar conteúdo e forma legal às vontades e anseios da população.

Do latim parlare (que significa falar), a palavra Parlamento adquire o seu significado intrínseco maior: o lugar onde pessoas, representando a população em geral, falam em nome de outras, discutem ideias, emitem opiniões, criam projetos de leis e buscam, de forma democrática e livre, fazer valer suas propostas, seus pontos de vista, de seu partido e dos setores da sociedade os quais representam, em assuntos de interesse coletivo e social.

O Parlamento, tal como o conhecemos, tem sua origem na Idade Média e sua estrutura representativa foi se transformando ao longo do tempo, principalmente depois da universalização do voto; certamente a mais expressiva revolução política do último século. Mas o Parlamento somente será a caixa de ressonância da sociedade se for independente e soberano como poder. Essa independência em relação ao Poder Executivo – o poder central – é o seu oxigênio. O seu bálsamo. A sua alma. O que lhe dá credibilidade, força, equilíbrio. Dessa forma, e somente dessa forma, poderá cumprir suas funções, que podem ser compreendidas em quatro grandes tópicos: representação, legislação, controle do Executivo e legitimação. Ao cumpri-las, o Parlamento se torna o fiel retrato da moderna democracia representativa.

No Brasil, os Parlamentos, quer sejam municipais, estaduais ou federal, acompanham e fazem a história do nosso país, colaborando na formação de uma verdadeira e soberana Nação Brasileira. De uma ou de outra forma, com maior ou menor intensidade, todos eles estão no cerne da construção do que podemos chamar de Civilização Brasileira. Por isso, sua importância para um Estado que se pretende plenamente democrático deve ser ressaltada.

Com os avanços da sociedade, a função legislativa tornou-se mais objetiva e, certamente, menos discursiva: a necessidade de velocidade na solução de problemas faz com que a sociedade exija das Câmaras e Assembleias Legislativas uma postura mais pragmática, voltada para ações pontuais e resultados imediatos que atendam ao grande volume de situações que demandam pronta solução.

Nos tempos atuais, se o Legislativo vem se adaptando às exigências da modernidade, por outro lado passa por problemas que arranham a sua imagem e diminuem o grau de credibilidade dos eleitores em seus representantes. Entre outros, podem ser citados, em todos os níveis do poder representativo: constante veiculação de notícias sobre escândalos envolvendo políticos em geral e, em particular, membros do Legislativo; falta de transparência na questão dos rendimentos e “mordomias” dos parlamentares, bem como na liberação de verbas do orçamento; acordos do Executivo com partidos de oposição em troca de aprovação de projetos; submissão aos interesses do Executivo.

Em contraposição, a imprensa vem reduzindo gradativamente o espaço que antes destinava à atividade parlamentar, não mais repercutindo, com a cobertura outrora extensiva, as sessões plenárias, comissões parlamentares e audiências públicas que dão voz aos segmentos da sociedade para o debate de questões polêmicas, delas resultando leis importantes para a comunidade.

Por outro lado, entre os três poderes da República, o que mais se identifica com o cidadão é o Legislativo que, por suas atribuições, o representa na elaboração e na aprovação de leis que regem as atividades da sociedade. Numa sociedade democrática, a representação e o equilíbrio entre os poderes são forças motrizes da cidadania. Não importa a que nível – federal, estadual ou municipal – o legislativo é o melhor retrato do estrato social que compõe o nosso país. Um verdadeiro caleidoscópio de cores, credos, crenças e classes sociais.

Nesse contexto, a Câmara Municipal de Contagem não difere muito dessa descrição. A representação dos estratos sociais, a diversidade de credos e crenças ideológicas, classes sociais e tudo mais que faz de Contagem um lugar único e singular estão ali espelhados. Pessoas de origem simples e trabalhadora. Dos quatro cantos do município, dialogando com a metrópole e flertando com o campo. Assim é Contagem. Assim é a sua Câmara Municipal.

 

• Características da Câmara Municipal de Contagem e suas atividades, significativas para a comunicação publicitária.


“No setor privado, o mantra da comunicação é a valorização e a satisfação do cliente. No setor público, o mantra da comunicação é a valorização e a satisfação do cidadão”. – Philip Kotler, “Marketing no Setor Público.


No Brasil democrático, a comunicação social tem papel insubstituível: não mais de manipular, mas de criar vias de participação e diálogo entre o poder público e cidadãos, num intercâmbio permanente que faz de todos parte ativa da sociedade. Ao agente público, numa sociedade democrática, não é dado escolher a quem atender ou servir. Cabe a ele, isso sim, atender a todos indistintamente, sem atribuir qualquer tipo de preferência.

Num quadro como esse, a comunicação extrapola sua função meramente informativa e de mão única. Seu compromisso maior é com o cidadão. Não lhe cabe apenas transmitir ideias e realizações através da mera repetição retórica dos seus atributos. Mas precisa e deve praticar o respeito à cidadania, em cada uma das suas ações.

Elaborada segundo esses princípios, a comunicação da Câmara Municipal de Contagem deve ser utilizada como um importante meio de estimular um novo modelo de desenvolvimento e de mobilizar a opinião pública em torno de projetos, ideias e metas que correspondam às expectativas da sociedade. Para obter credibilidade perante a opinião pública, um programa desse alcance envolve alguns objetivos fundamentais ligados ao conceito da boa comunicação de interesse social, quais sejam:

• Compromisso com a verdade;

• Utilização dos diversos recursos da comunicação para informar e formar uma consciência participativa da sociedade;

• Criar uma unidade rigorosa na comunicação de todos os órgãos do governo;

• Prestar contas do trabalho e resultados obtidos, de forma clara e democrática.

Além das quatro funções citadas, a Câmara Municipal de Contagem pode e deve assumir uma quinta função que é a de defender e representar os valores históricos, culturais e humanos da sociedade contagense. E trazer de volta o sentimento de orgulho, latente no peito do seu cidadão. Dessa forma, além de usar os meios de comunicação, para dar publicidade às ações e políticas públicas desenvolvidas e aprovadas em seu plenário, faz-se legítima e estratégica a ação de retratar a cultura, o povo e a cidade em sua comunicação. Retratar as marcas de sua identidade, com objetivo político de resgatar o sentimento de pertencimento da sua população.


• A natureza, a extensão e a qualidade das relações da Câmara Municipal de Contagem com seus públicos.

Engana-se quem pensa que Contagem é BH. Ou que se traduza apenas pelas conhecidas Cidade industrial ou Eldorado. Contagem é muito mais. Ela difere totalmente do estereótipo de “cidade dormitório” ou “distrito industrial” da capital. Uma cidade que teve origem muito antes de Curral D’el Rey. E da Contagem das Abóboras aos dias de hoje, uma identidade forte e própria se criou, firmando-se com o orgulho do seu povo, com seus valores e tradições.

Apesar de não ser governo, a Câmara de Municipal também governa e acaba por se tornar corresponsável pelo sucesso ou fracasso das políticas públicas levadas a cabo pelo município. Justo por isso, sua comunicação deve ser tratada como comunicação político-governamental, além da comunicação pública.

E a comunicação político-governamental é radicalmente oposta à comunicação comercial. Sua importância vem do fato de que ela é um elemento catalisador de anseios e desejos da população. Um agente da cidadania e fonte permanente de informação e transformação social.

A comunicação político-governamental – como deve ser tratada a comunicação da Câmara de Vereadores – deve ser vista e entendida como um instrumento de bem governar, porque sustenta imagens; cria e estabelece polos de motivação e satisfação; divulga atos e ações de interesse público; reforça e fortalece o estado democrático; e realça a importância da representatividade popular, auxiliando no reposicionamento tão necessário da imagem da política e dos políticos nos dias que correm.

Para conhecermos melhor a percepção e opiniões dos diversos públicos que se relacionam com a Câmara Municipal, empreendemos um conjunto de pesquisas quali-quantitativas. Foram ouvidos moradores, em grupos focais, divididos por sexo e classe social. E também estudo quantitativo, com 1000 entrevistas, em questionários estruturados com habitantes, em amostra aleatória e estratificada de todas as regiões, sexo, idade, renda, escolaridade e religião do município de Contagem. Apresentamos a seguir um resumo das principais informações e insights desse estudo, relevantes para o sucesso do planejamento da nossa campanha publicitária.

• Em nossos estudos prospectivos, ficou claro que os principais problemas do município residem na tríade infraestrutura/mobilidade, saúde e segurança pública. Tanto em relação aos bairros, quanto ao município como um todo, esses três macroproblemas aprecem sempre, alternando-se de posição, caso a caso.

• Outra percepção clara é de que as regiões periféricas do município se sentem mais desassistidas pelo poder público, principalmente pela Prefeitura. Quanto mais distantes da sede e dos bairros mais “ricos e bem servidos”, maior é esta percepção. Até chegarmos aos limites do município, regiões de fronteira com os municípios de Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Betim e Ibirité, o que podemos ver é um vazio do serviço público, sendo que nem o município de Contagem, nem tampouco os municípios vizinhos, olham por esta população, dando corpo a um forte sentimento de não-pertencimento.

• Com relação à Câmara Municipal e seus vereadores, a imagem é muito tênue e fora de foco. Enquanto todos desejam uma Câmara Municipal mais atuante e presente, resolvendo os problemas que o Poder Executivo não dá conta – atuando como um verdadeiro “síndico dos bairros” – a imagem de seus vereadores está muito aquém dessa aspiração. Quando muito, conseguem identificar os trabalhos sociais e assistenciais de alguns parlamentares. Mas os entrevistados acham isto muito pouco, refletindo-se em resultados quantitativos de avaliação de imagem e reputação muito abaixo da média. Claro também está que a imagem do Executivo Municipal e sua prefeita também não vão nada bem!

• Mas, apesar de tantos problemas e lacunas do poder público em suas vidas, a maioria dos cidadãos enxerga Contagem como uma cidade boa pra se viver. Com orgulho, os entrevistados apontam a localização privilegiada e as oportunidades de trabalho como pontos fortes do município. Também as tradicionais feiras que acontecem por toda a cidade, com suas cores, sabores, diversidade de povos e produtos, além de diversão garantida para a população, Contagem conta também com a Ceasa, que também é motivo de orgulho para todos. Enfim, tirando o poder público, o resto todo vai muito bem!

 

• Entendimento do problema e dos objetivos de comunicação postos pelo briefing.

A política de comunicação da Câmara Municipal de Contagem deve ter como objetivo a educação, a informação e formação de cidadãos, assumindo, de maneira bastante peculiar, o sentido maior de diálogo. Um diálogo que pressupõe respeito mútuo e espírito democrático, valorização do ethos e da cultura do povo, mobilização, transparência, objetividade e criatividade.

Mas, como dar essa conotação à sua comunicação? Buscando criar fatos positivos que resultem em notícias positivas, que por sua vez vão demandar ações de comunicação sinérgicas, permanentes, integradas e, principalmente, criativas. Comunicação criativa é comunicação eficaz. E é eficaz porque conquista a simpatia, coração e mentes do seu público.

Mais do que isso, é importante tornar claro que cada ato do Legislativo decorre de um compromisso com a cidadania. E que cada ato, cada lei ali votada e aprovada repercute em termos de bem-estar e de satisfação do cidadão.

Trilhando esse caminho estratégico, certamente será possível consolidar a imagem de que a Câmara Municipal, através de seus vereadores, seus funcionários e sua organização eficiente, interfere positivamente no dia-a-dia de cada habitante, contemplando todos os segmentos sociais.

Afinal, diante da constatação de que os meios de comunicação reduzem cada vez mais o noticiário sobre as atividades do Legislativo, a população só tomará conhecimento da edição de leis e dos debates na Câmara Municipal de Contagem a partir da inserção de mensagens convenientemente preparadas para os meios de divulgação, dentro de critérios abalizados de audiência e cobertura dos veículos a serem programados para atingir as mais diversas faixas do público-alvo que é toda a população de Contagem.

 

• Diagnóstico do ambiente digital e das necessidades de comunicação publicitária da Câmara Municipal de Contagem

Nossos estudos prospectivos demonstram também que os meios tradicionais de comunicação estão cada vez menos aderentes à comunicação público-governamental – sendo que a TV, os sites de notícia e as redes sociais são hoje os principais meios pelos quais a população se informa pelas ações do legislativo municipal. Dessa forma, empreendemos também um grande estudo sobre os meios de comunicação, principalmente da sua presença nos meios digitais.

Existem hoje aproximadamente 4.2 bilhões de usuários ativos de mídia social em todo o mundo e dados recentes sugerem que quase 53.6% da população global usa pelo menos uma plataforma de mídia social. Assim, cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, essas mídias estão sendo utilizadas em larga escala e assumindo grande importância política e social.

E não é exagero afirmar que nas últimas décadas observamos o surgimento de tecnologias que estão abrindo portas para um cenário em que a comunicação se torna cada vez mais rápida, descentralizada, interativa, entre outras possibilidades antes inimagináveis. Com isso, podemos ver a criação de um novo espaço para a comunicação pública, mais acessível, democrático e que cria a possibilidade de um diálogo mais direto entre cidadãos e instituições.

Ao mapearmos a presença digital da Câmara Municipal de Contagem identificamos a utilização de plataformas digitais como ferramentas para informar, comunicar, relacionar e cumprir o papel da comunicação pública. Atualmente, a instituição possui um site (http://www.cmc.mg.gov.br/) e contas oficiais em quatro  redes sociais, sendo elas: Facebook, Instagram, Youtube e Whatsapp (canal para a Ouvidoria). Em relação às redes sociais, identificamos:

● Periodicidade nas publicações;

● Identidade visual definida em todas as plataformas;

● Contas oficiais verificadas, o que atribui mais autoridade e credibilidade junto à audiência;

● Feed humanizado, explorando fotos de pessoas da própria comunidade, recurso importante para gerar conexão;

● Formatos variados das publicações (carrossel, vídeos, stories);

● Bom uso dos recursos de interação nos stories do Instagram;

● Conteúdos em vídeo no Instagram (Reels) conseguem atingir um número de visualizações relevantes, principalmente, se esse resultado for comparado as visualizações do conteúdo do Youtube. Mostrando um potencial a ser explorado;

● No Youtube, a maior parte dos vídeos recebem título e descrição, demonstrando preocupação com  um  trabalho de SEO, ação importante que ajuda a melhorar as buscas dos usuários e a probabilidade de ampliar o alcance.

 



 

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA:

Nossa estratégia parte da ideia de que precisamos desenvolver uma campanha com linguagem, elementos e conceito que estejam totalmente aderentes ao público-alvo, que são os moradores de Contagem. E a partir de nossos estudos e emersão no universo contagense, iniciamos pela definição do tom e do conceito da campanha, que deve absorver o bom humor, a verdade e a “ingenuidade matreira” do seu povo.

Uma gente alegre e humilde, mas que guarda grande brio e apreço pela sua cidade, sua cultura e identidade. Um lugar que usufrui o melhor de uma metrópole, mas que ainda conserva os hábitos, a pureza e certa ingenuidade dos pequenos povoados de interior. Contagem é uma cidade peculiar.

E que ainda guarda uma enorme área verde no coração, no centro geográfico do município. Esta enorme área de reserva cria também uma barreira física, que isola áreas extremas de seu mapa. Características que nos levam a pensar num planejamento feito sob medida, diferenciado, que parte de algumas “equações estratégicas” que visam uma maior eficácia e aderência da nossa proposta:


Câmara Mais Perto da População = População Mais Perto da Câmara

Regra de ouro da comunicação pública de qualidade, quanto mais próxima uma instituição encontra-se da população, auscultando-a, interpretando-a e conhecendo-a próxima e verdadeiramente, melhores resultados são alcançados. Nesse caso, o que buscamos é a o engajamento e participação consciente, com a população ajudando a criar um projeto de vereança, trazendo a visão cidadã para dentro do legislativo municipal.


Descentralização da Câmara = Descentralização da Comunicação

Para uma visão moderna do legislativo, uma visão moderna da comunicação.A descentralização da atuação da Câmara baseia-se no princípio de que cada região da cidade tem necessidades próprias, que exigem soluções específicas. Percebendo-se especial e particularmente informado sobre ações de seu interesse, o cidadão experimenta a presença mais ativa da Câmara Municipal na sua vida em na sua região como um todo.

Comunicação Descentralizada + Institucional = Imagem da Câmara

Para complementar a formação de uma imagem global da instituição, é necessário que toda a população esteja bem informada através de campanhas institucionais, campanhas de serviços e oportunidade. Comunicar às pessoas o que elas querem e precisam saber é uma das leis de ouro da comunicação eficiente. E para alcançar e conquistar a mente da população, é preciso comunicar os benefícios sociais e as ações e leis que transformam a cidade e melhoram a vida das pessoas.


Valorização do Conteúdo da Mensagem = Valorização do Fato Principal

Um dos erros mais comuns da comunicação pública é o de tentar informar “tudo ao mesmo tempo agora”. Isso esvazia o fato principal e confunde o público, que acaba não retendo o mínimo de informação e, no final, não acusa qualquer recall. Dar a cada programa, ação ou lei debatida no plenário do Legislativo Municipal holofote próprio – destacando o benefício para a população – evita a pulverização da informação e impede o enfraquecimento e a palidez da imagem da Câmara Municipal de Contagem e de seus vereadores. 


O QUE DIZER.

A natureza de uma campanha uma campanha como a Câmara de Contagem propõe, deve levar em conta que as ações e leis aprovadas em seu plenário geram benefícios muitas vezes invisíveis para o cidadão. Por isso, dar valor e holofote a cada uma dessa ações, pode não surtir o efeito desejado se não demonstrarmos claramente os benefícios gerados para a população. Precisamos agir para deixar na mente do cidadão a mensagem residual: “você pode não saber, mas a Câmara de Contagem faz isto, por você”. Somente assim conseguiremos o engajamento e a desejada participação, fazendo do cidadão contagense autor e sujeito de sua própria história.


QUANDO DIZER.

Podemos afirmar, entretanto, que não se constrói uma imagem e o engajamento popular do dia pra noite. Não é apenas uma campanha que irá fazer este papal. Mas confiamos no poder da comunicação e da mídia publicitária para dar início a esse movimento, servindo como balão de ensaio para um novo modelo de gestão da comunicação do Legislativo Municipal.

Contagem precisa e deseja uma ação como esta, que pode fazer dessa campanha o início de uma nova política de comunicação da Câmara Municipal. Mesmo dentro dessa campanha, precisamos de etapas bem pensadas e planejadas – ainda que de cura duração – com uma correta abordagem, convocando a população a conhecer uma Nova Câmara de Municipal, mais próxima, mais ágil e assertiva em suas propostas e ações legislativas.

Dessa forma, propomos uma campanha que se inicie de “dentro pra fora”, iniciando a distribuição das mídias OOH e material impresso nos bairros e regiões mais distantes, em direção as regiões mais centrais da cidade. As mídias eletrônicas e digitais devem estar presentes durante todo o período da campanha, de forma estrategicamente distribuída, para impactar com frequência e audiência os diversos segmentos de público do município de Contagem.


COMO DIZER.

Outro importante ponto do nosso planejamento foi definir uma abordagem criativa e conceito de comunicação capazes de sustentar todas as mídias e atingir a todos os públicos, de uma campanha de curta duração – mas que pretende ser o início de uma linha temática, possibilitando o desenvolvimento de novas ações publicitárias. E que possibilitasse desdobramentos positivos e inusitados, gerando expectativa e interações efetivas do público, a cada programa e ação legislativa anunciados. Dessa forma, buscamos a síntese e envolvimento da mensagem, presando na proximidade gerada pela linguagem coloquial, para gerarmos um clima de inclusão e intimidade com nossos públicos-alvo.

O mote “VOU TE CONTAR” é a mensagem central da campanha da Câmara Municipal de Contagem, que convida o público-alvo a conhecer o trabalho do Legislativo. Toda essa atuação da Câmara ocorre, em essência, em prol da população da cidade, que contempla as mais diversas áreas, como a saúde, a educação, a cultura e a segurança, por meio de discussões e da criação de leis e da fiscalização do Executivo, entre outras medidas relevantes.

A frase “Vou te contar” é marcada pelo senso de oralidade e beira a interjeição. Portanto, tem grande apelo popular e gera identificação instantânea com os cidadãos. Afinal, no dia a dia, é assim, com uma simpática introdução, que o mineiro, em especial os interioranos, costumam iniciar o compartilhamento de suas novidades e causos. De forma estratégica e proposital, o termo é dúbio. O enunciador da frase pode tanto ser o cidadão, falando dos pontos positivos de sua cidade, quanto pode ser da Câmara, que conhece profundamente Contagem, o seu povo e luta para criar avanços e melhorias para toda a cidade.

Esse mote favorece a criação das mais variadas peças e facilita a adaptação do texto para os diversos temas (saúde, educação etc.) e formatos publicitários. Pode tanto estampar um outdoor, revelando alguma ação da Câmara em benefício do cidadão, como pode ser um incentivo para que o próprio munícipe conte sobre suas necessidades, em prol da coletividade, em um story de Instagram através de ferramenta de interação, por exemplo. Os conteúdos de audiovisual também se tornam extremamente envolventes, pois eles atraem a atenção do interlocutor para saber das novidades do Legislativo. Afinal, quem resiste ao enunciado “Vou te contar” sem querer ouvir o resto?!

Apesar de Contagem ser uma cidade de matriz industrial, integrante da região metropolitana de Belo Horizonte – e haver nela tudo o que há em uma capital – esse município ainda preserva a maravilhosa essência interiorana. Isto é, pessoas gentis que se cumprimentam nas ruas e conversam atenciosamente com sotaque despreocupado; ruas com um trânsito que, comparado ao de outras localidades, ainda é moderado; bastantes áreas verdes e pouca presença de prédios; pontos que conservam a memória e a história da cidade; e um tempo que ainda parece passar um pouquinho mais devagar. Essas características marcantes da cidade foram as premissas para a criação do mote, dos textos complementares e da ideia criativa como um todo.

Para desenvolver esta campanha e seu planejamento, a agência investiu em um mergulho na cultura da cidade, provando sabores, escutando conversas populares e visitando os espaços que são verdadeiramente caros aos contagenses. Foi assim que se percebeu a riqueza de certos espaços da cidade que, lamentavelmente, não costumam estampar as publicidades locais. Portanto, investiu-se no registro fotográfico desses lugares, que representam bem a cidade e o alvo do cuidado do Legislativo Municipal. Ademais, cores fortes e vibrantes, como o aroma e sabor de um bom cafezinho com bolo de milho, celebram as fotografias e as notícias de melhorias do trabalho da Câmara. No centro de tudo, está o cidadão. Com posição privilegiada na arte, pessoas de todas as idades, sexos e raças representam o contagense. Afinal, é para ele que a Casa do Povo trabalha com dedicação. E também é dele o lugar de fala acerca das necessidades que a cidade ainda apresenta e dos feitos já conquistados.


A QUEM DIZER.

Compreendemos as ações e propostas da Câmara Municipal de Contagem devam contar com a mais ampla participação da população em geral, da sociedade civil organizada e dos agentes públicos. Uma relação que deve buscar equilibrar pesos e medidas, para ser justa e equânime. Mas que não pode deixar de levar em consideração o reconhecimento e engajamento de grupos historicamente comprometidos com a causa da participação democrática. Os mais diversos tons e matizes sociais, maiorias, minorias, “tribos” e movimentos devem ser ouvidos e retratados nessa campanha e sua mídias.

É importante também compreender que muitos grupos e lideranças comportam-se como stakeholders da Câmara Municipal e todo poder público. Conhecer a fundo, absorver o discurso, compreender as dores e buscar construir soluções emergentes na cocriação e ação legislativa compartilhada, são os princípios de uma moderna política de comunicação pública orientada aos stakeholders, trazendo do universo da comunicação corporativa uma visão do marketing e da comunicação social como ferramentas da boa atuação legislativa.


MEIOS DE DIVULGAÇÃO, INSTRUMENTOS OU FERRAMENTAS. Nossa estratégia de mídias divide-se entre as Ações de Publicidade, nas quais focamos as mídias tradicionais, off-line, como TV, rádio, outdoor, Backbus, OOH e material impresso – e que será detalhado em nossa ideia criativa e plano de mídia;  e as Estratégias Digitais, focadas nas mídias interativas, com a capacidade de exibir conteúdos mais robustos e transversais.


ESTRATÉGIAS DIGITAIS:

Segundo o jornalista, relações-públicas e doutor em Comunicação, Jorge Duarte, a Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e à expressão. Assim, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo. A agência avalia que a tríade: comunicação pública, democracia e cidadania pode ser fortalecida com o uso de estratégias digitais. A seguir algumas propostas para auxiliar na divulgação campanha:

MARKETING DE CONTEÚDO: uma das estratégias pilares do inbound marketing e consiste em investir em conteúdos que eduquem o público-alvo, ao passo que cria-se uma relação de confiança e autoridade. Os conteúdos produzidos para a campanha terão a função abordagem educativa, esclarecendo dúvidas do cidadão em relação ao trabalho do Legislativo.

HOTSITE: para dar destaque ao conteúdo da campanha a agência sugere a criação de um hotsite para alocar as informações de maneira dinâmica e organizada, apresentando vídeos, fotos, textos e até incluir um formulário para captação de dados para o recebimento de comunicados sobre o trabalho do legislativo. Além disso, o hotsite será o destino dos anúncios e isso contribuirá para a captação de dados que ajudam na mensuração de resultados.

E-MAIL MARKETING: segundo estatísticas levantadas pela MarketingSherpa, 72% dos consumidores escolheram o e-mail como o canal ideal para receber comunicações de empresas e marcas. A agência considera que o e-mail marketing vai enriquecer a campanha, sugerindo o uso de um possível mailing existente e para dar ainda mais assertividade ao envio, sugere a captação de leads oriundos da campanha por meio de um hotsite ou landing page.

REDES SOCIAIS: contribuem para ampliar o alcance e a assertividade da campanha, pois permite atingir o público de forma estratégica e segmentada, e também apresentam diversas possibilidades de interações. A agência sugere que durante a campanha possam ser explorados formatos variados de conteúdos, vídeos, post carrossel, stories e links.

POST CARROSSEL: estudo realizado pela SocialInsider juntamente, com a Sked Social, mostrou uma tendência maior na interação do público com conteúdos no formato “carrossel”. Além disso, o formato é uma excelente forma de se contar uma história, usando a sequência de imagens para criar a narrativa, ou ainda para explicar um processo, um passo a passo.

STORIES: de acordo com um estudo feito pela Microsoft, atualmente o tempo médio de atenção humana já caiu de 12 segundos para 8 segundos. O formato permite a produção de conteúdos de fácil absorção, criativos e interativos, além disso, eles preenchem toda a tela do dispositivo móvel, oferecendo uma visualização imersiva e menos dispersiva.

REELS: possui grande potencial de alcance orgânico sendo uma ótima estratégia para a campanha. A funcionalidade pode ser explorada para atrair novos seguidores, melhorar o engajamento com o público e aumentar as visualizações. Com o Reels teremos a oportunidade de divulgar a campanha de forma descontraída, criativa e autêntica.

TIKTOK: com o objetivo de se comunicar com os mais diversos públicos, sugerimos a criação de um perfil oficial da Câmara no Tiktok. A rede oferece várias opções de filtros, efeitos, inserção de músicas e dublagens, e com todos esses recursos têm conquistado o público jovem, uma vez que 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos. Dessa forma, acreditamos que a inserção da instituição na plataforma contribui para a produção de conteúdos educativos, mas com uma linguagem simples, objetiva e descontraída.

CO-MARKETING: como o nome sugere, é um marketing compartilhado. O objetivo da estratégia é a união para a geração de conteúdos. A agência sugere que Câmara se una aos vereadores para que a união potencialize o alcance da mensagem da campanha.  A ideia é que a mensagem da Câmara extrapole as plataformas institucionais e ganhe ainda mais visibilidade por meio das redes sociais dos agentes públicos.

APLICATIVOS DE MENSAGEM INSTANTÂNEA: segundo o próprio WhatsApp, em 2020 a empresa alcançou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo todo. Vendo os números do principal aplicativo de mensagens, podemos perceber o potencial a ser explorado. Sendo assim, a agência sugere que a campanha também se faça presente nesta plataforma, ampliando o alcance da mensagem e contribuindo para o reconhecimento da marca. As plataformas permitem áudios, vídeos, imagens e links e a sugestão é que a produção de conteúdo contemple e valorize todas as possibilidades.

CONTEÚDOS EM ÁUDIO (PODCAST): 30 milhões de usuários consomem podcasts no Brasil e cerca de 40% dos brasileiros ouviram um episódio de podcast, nos últimos 12 meses. Diante de um cenário tão promissor para os conteúdos em áudio, sugerimos que a Câmara de Contagem estabeleça presença também em plataformas de áudio on-line, como o Spotify e Deezer. A ideia é oferecer informações sobre atividades do legislativo.

#HASHTAG PARA A CAMPANHA: o recurso é uma forma de promover a campanha nas redes sociais, além disso elas ajudam a gerar mais tráfego, aumentar engajamento, e rastrear os resultados. Ao criarmos uma hashtag será possível acompanhar o engajamento e os conteúdos gerados pelos usuários.

 

Com a articulação desse arsenal de peças, mídias e ferramental de marketing, dentro da estratégia traçada e materializada nas próximas páginas, estamos certos de apresentar uma proposta vitoriosa. Um planejamento de comunicação e campanha publicitária capazes de suprir as necessidades e anseios da Câmara Municipal de Contagem, além dos desafios identificados e objetivos traçados por esta respeitosa instituição. Desejamos sucesso nessa empreitada, colocando-nos como seus parceiros estratégicos.



 

IDÉIA CRIATIVA

Apresentamos a seguir relação de peças materializadas pela criação, da nossa campanha, com a descrição e informações relevantes sobre a sua distribuição e veiculação, produção e detalhes da finalização, para ajudar a compreensão de suas funções e objetivos estratégicos.

 

1- Anúncio jornal meia página e um quarto de página: para ser veiculado em jornais de Contagem e RMBH, nossa mensagem busca o potencial de impactar milhares de cidadãos e formadores opinião, a partir dessa mídia tradicional. Objetiva fixar a mensagem, para ganhar multiplicadores e impulsionar o engajamento da campanha.

2- Outdoor: peça destinada à mídia externa, sua função é reforçar as mídias eletrônicas e digitais (TV, rádio e redes sociais, entre outras), ocupando o espaço urbano com o visual e conceito da campanha. O objetivo estratégico dessa peça é atuar no momento em que as pessoas estão em trânsito pela cidade.

3- VT 30” para TV, cinema e internet: vídeo que se utiliza de visual impactante, linguagem coloquial e leve, parte de uma canção, um jingle criado exclusivamente para a campanha e que vai embalar as peças eletrônicas e digitais. Ao longo do vídeo, vários personagens contagenses, jovens adultos e idosos, homens e mulheres, de raças e origens diversas, vão aparecendo e dando seu recado – “Vou te contar”... Cenas têm sempre ao fundo pontos conhecidos pela população de Contagem ou equipamentos públicos do município. Legendas animadas também ajudam a passar o conteúdo de forma clara e didática.

4- Folder: oferece informações resumidas sobre as ações do legislativo, projetos e programas discutidos e aprovados pelo plenário. Peça de impacto visual, textos diretos e curtos, com imagens em cores fortes e bonitas, seu objetivo é fazer um balanço das principais conquistas da Câmara para a população e os benefícios gerados pela sua ação. Peça destinada à distribuição dirigida, nos principais pontos do comércio e equipamentos públicos do município.

5- Vídeo Tiktok 90”: audiovisual divertido e dançante, também animado pela música tema da campanha, conta de maneira alegre e interativa as conquistas das políticas públicas e ações legislativas, discutidas e aprovadas no plenário ds Câmara. Um trio de personagens, típicos moradores e cidadãos contagenses, dança e canta animadamente, apresentando-se em fundos que são pontos conhecidos do município – representando sua cultura, saúde, educação, mobilidade e ação social. E legendas, como num karaokê, vão reforçando imagens e informações que são passadas pelos personagens.

6- Carrossel: formato que ganhou destaque nas mídias sociais devido a popularização no Instagran. O carrossel nos permite ter uma presença muito aderente ao meio, com equilíbrio entre visual e informações, possibilitando uma experiência agradável ao fruir conteúdos de difícil compreensão.

7- Stories: usando a música tema como pano de fundo, vídeo-animação gráfica, a partir de artes desenvolvidas em várias telas, visando uma interação amigável com público-alvo através, nosso Story vai comunicando as conquistas e trabalhos da Câmara de Contagem, com cidadãos em pontos que representam a cultura, educação, esporte & lazer, saúde e desenvolvimento social de Contagem.

8- Spot 30" (para rádio, áudio ad): a partir da canção tema da campanha, a letra vai se misturando a locuções animadas e no andamento da música. De forma sintética e direta, o texto da locução fala do trabalho dos vereadores e conquistas garantidas pelo seu trabalho. E faz um convite para que o cidadão participe e dê sua opinião para a Câmara de Contagem possa levar a cabo melhorias constantes para o município.

9- Cartaz 42x30cm: peça OOH tem por objetivo envolver os frequentadores e usuários dos serviços públicos e dos espaços comerciais de Contagem, com uma mensagem visual bonita e textos curtos e impactantes, com informações sobre a conquistas e benefícios gerados pela ação legislativa.

10- Jornal Informativo: a peça oferece informações detalhadas sobre os principais projetos, programas e ações discutidos e aprovados pelo plenário da Câmara Municipal. Peça de grande impacto visual, textos diretos e curtos, com imagens em cores fortes e bonitas, seu objetivo é fazer um balanço das principais conquistas da Câmara para a população e os benefícios produzidos pela sua ação legislativa. Peça destinada à distribuição massiva, nos bairros mais populosos do município.





 
 

© 2025 by Paulo Alvares Consultoria

bottom of page