PREFEITURA DE PATOS DE MINAS. Programa Patos 2050: Patos Caminha Para o Futuro.
- Paulo Alvares
- Apr 4
- 18 min read
Updated: Apr 5

RACIOCÍNIO BÁSICO
Fazer uma viagem pela história de Patos de Minas é vislumbrar a própria história da ocupação dos interiores e sertões do Brasil. Desde o movimento das Entradas e Bandeiras; passando pelo ciclo do ouro e do café; trilhando os caminhos da revolução do agro que se inicia nos anos 30; culminando com a implantação de Brasília, nova Capital Federal; e até os dias de hoje, sua história é marcada por altos e baixos. Por ciclos virtuosos de crescimento, seguidos por períodos de estagnação.
O processo de ocupação da região teve início na metade do século XVIII, na Corrida do Ouro pelas regiões das minas, com o movimento rumo às terras de Paracatu. A cidade surgiu na segunda década do século XIX em torno da Lagoa dos Patos, onde habitava uma grande quantidade de patos selvagens. Os primeiros habitantes foram lavradores e pecuaristas, além dos tropeiros que lá assentavam pouso. O povoado cresceu, virou arraial e deu origem à a vila Santo Antônio dos Patos. Em 1892, é eleva à categoria de cidade de Patos de Minas.
O maior desenvolvimento do município iniciou-se na década de 1930, quando Olegário Maciel, cidadão patense, alça ao cargo de presidente do Estado de Minas Gerais. Durante seu governo, a cidade ganhou a Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel (Escola Normal), o grupo escolar Marcolino de Barros, o Hospital Regional Antônio Dias Maciel e o Fórum, obras que ampliaram muito sua influência regional.
Os anos 1940/50 são marcados por forte avanço regional, com o movimento migratório e a instalação de grandes empresas, nos mais diversos segmentos, principalmente os ligados ao agronegócio, que ganhava corpo com as inovações do setor. Nessa época, foi criada a Festa Nacional do Milho, comemorada até hoje, na data de aniversário da cidade.
A instalação da nova capital Federal, Brasília, significou momentos de efervescência – com grandes oportunidades durante sua construção – seguido de um período de estagnação, motivada pelo êxodo de grande parte da sua população que para lá se deslocou, em busca de trabalho. E por muito tempo Brasília continuou atraindo sua população, principalmente com a criação das universidades, abrigando ainda hoje uma grande colônia de patenses.
Nos anos 1970, a descoberta da jazida de fosfato sedimentar projetou Patos de Minas nacionalmente. Esse período foi marcado também pela chegada dos colonos gaúchos, que vieram desbravar o cultivo na região do cerrado. Período seguido de forte progresso comercial com a implantação de indústrias e confecções, além de uma unidade da CICA, impulsionando o cultivo do milho, ervilha e tomate na região.
O século XXI vem sendo marcado pela retomada do processo de industrialização. Em 1999, instalou-se na cidade uma fábrica da Cemil, produtora de derivados de leite. Em 2003, foi a vez do Suinco, segundo maior frigorífico suíno de Minas Gerais. E em 2013, a Predilecta assumiu a antiga fábrica desativada da CICA, produzindo tomate, milho, batata e ervilha em conserva. Nesse período, também se iniciam os trabalhos de exploração de gás natural no município, o que trouxe novo fôlego à economia local.
A cidade cresceu e floresceu, transformando-se em um dos polos da região do Triângulo e Alto Paranaíba. Com cerca de 155 mil habitantes, sendo 30% deles abaixo da linha da pobreza, Patos de Minas conta com os desafios de uma cidade de porte médio, principalmente na saúde, mobilidade urbana, habitação e educação pública. É nesse contexto que deve atuar a Prefeitura Municipal e sua atual administração.
A Prefeitura de Patos de Minas, no contexto social, político e econômico.
No Brasil democrático, a comunicação social tem papel insubstituível: não mais de manipular, mas de criar vias de participação e diálogo entre governo e cidadãos, num intercâmbio permanente que faz de todos parte ativa da sociedade. Ao administrador público, nesse contexto, não é mais dado escolher a quem atender ou servir. Cabe a ele, isto sim, atender a todos indistintamente, sem atribuir qualquer tipo de preferência.
Dessa forma, a comunicação deve extrapolar sua função meramente informativa e de mão única. Seu compromisso maior é com o cidadão. Não lhe cabe apenas transmitir ideias e realizações através da mera repetição retórica dos seus atributos. Mas, precisa e deve praticar o respeito à cidadania, em cada uma de suas ações.
A eleição do novo prefeito, Luís Eduardo Falcão, em 2020, representa um divisor de águas para o município. Empresário de sucesso, Falcão é novo na política e teve sua vitória no primeiro pleito disputado. Mais do que isso, ele representa a possibilidade de um serviço público de qualidade, utilizando-se dos melhores métodos e recursos que um administrador experiente domina, trazendo para o poder público as técnicas e métricas de desempenho e resultados, que a gestão moderna utiliza.
Para isto, apresentou à população um plano de governo bem elaborado, com premissas e propostas que vão de encontro a esse objetivo, de se empreender uma gestão pública focada em resultados. E afirma textualmente que tem como “principal estratégia governamental para acelerar o desenvolvimento social, a melhor otimização dos recursos”, cada vez mais escassos e engessados.
Um governo comprometido com uma visão republicada e democrática do seu papel, que tem como missão “servir à população e promover o crescimento da economia e qualidade de vida no município”. E declara a visão de tornar Patos referência em desenvolvimento e indicadores sociais, através de planos de melhorias contínuas nos processos e otimização de recursos, por meio de uma Governança Solidária Local. E por fim, ainda afirma: “queremos gerar uma transformação de gestão, buscando a eficácia, o zelo na aplicação do dinheiro do contribuinte e a qualificação profissional dos servidores municipais”.
Para isto, o plano de governo da atual gestão fundamenta-se em quatro Eixos Estratégicos, que são as “temáticas estruturantes centrais” da administração. Nelas estão distribuídas as diretrizes estratégicas do Governo, facilitando a integração das ações governamentais e ajudando compreender as inter-relações das diversas áreas de gestão. A divisão nessas temáticas também ajuda no monitoramento e na avaliação dos resultados, o que permite agir pontualmente e corrigir o curso das políticas públicas, sempre que necessário.
Dentro do Eixo Estratégico “Gestão Municipal”, temos a área estratégica “Planejamento”, que já traz o Programa Patos 2050, objeto do briefing desse edital, já como uma promessa de governo, assim enunciada:
– “Construir o Patos 2050, um Planejamento Estratégico Municipal, a longo prazo, com participação da comunidade, definindo metas e os caminhos que o município precisa percorrer para atingir os objetivos enquanto cidade polo”. Está tudo lá, no plano de governo, registrado no TSE.
Isso deixa claro pra nós, que o que motivou a candidatura e a eleição do atual prefeito e seu grupo político, foi sua visão moderna e empreendedora, que busca corrigir erros e distorções provenientes do processo de crescimento desordenado e irregular, que ocorreu no passado. E a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, neste contexto, deve utilizar seus recursos humanos e materiais para ajudar a dar resposta aos anseios da população.
Dessa forma, a comunicação publicitária tem como desafio inicial informar e tornar tangível para a população uma proposta de governo. Uma proposta que se traveste na forma de uma “cidade do futuro”. E que pra se tornar realidade, precisa ser transformada em política pública de longo prazo. Tarefa das mais difíceis para nossos estrategistas e criativos. Transformar um sonho numa realidade projetada. Para que, aí sim, possa se materializado em obras e programas que a população só irá vislumbrar daqui alguns anos!
Da mesma forma, comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas deve ser utilizada como um importante meio de estimular um novo modelo de desenvolvimento e de mobilizar a opinião pública em torno de projetos, ideias e metas que correspondam às expectativas da sociedade. Para obter credibilidade perante a opinião pública, um programa desse alcance envolve alguns objetivos fundamentais ligados ao conceito da boa comunicação de interesse social, quais sejam:
• Compromisso com a verdade;
• Utilização dos diversos recursos de comunicação para informar e formar uma consciência participativa da sociedade;
• Empreender uma unidade rigorosa na comunicação de todos os órgãos do governo;
• Prestar contas do trabalho e resultados obtidos, de forma clara e democrática.
A natureza, extensão e qualidade das relações da Prefeitura com seus públicos
Além de compreender a dinâmica de comunicação com a população em geral, uma prefeitura deve entender que diversos segmentos, grupos e lideranças organizam-se como stakeholders do poder público, influindo e interferindo em todo o processo. Dessa forma a moderna gestão de comunicação pública deve ser orientada a cada público-alvo ou segmento.
Devemos mencionar também dois importantes aspectos, que devem impactar nossa comunicação. O primeiro são as diferenças e peculiaridades de cada região e distrito do município, com enorme território de 3.190 km², um dos maiores do estado. E o segundo, mas não menos importante, é a expectativa dos paturebas, cidadão nascidos e criados em Patos, mas que residem em metrópoles como Brasília, BH e São Paulo, entre outras – além é claro do exterior – mas sempre muito ligados às origens e tradições patenses.
Desafios para a comunicação publicitária
A partir do cenário descrito, da conjuntura política e dos compromissos assumidos pela atual administração, elencamos os principais desafios de comunicação, que na nossa visão devem nortear a comunicação da Prefeitura e, especificamente, esta campanha:
• Fortalecer o senso de cidadania e participação.
• Mostrar uma administração municipal competente, ética e compromissada com os interesses dos cidadãos.
• Informar claramente a população sobre o Programa Patos 2050, seu conceito, etapas e metas, estimulando a autoestima dos cidadãos e fazendo com que compartilhem suas ideias de futuro e de uma cidade melhor para todos.
• Estimular a participação e mobilizar a população a opinar, sempre que necessário, sobre os rumos do município e das políticas públicas fundamentais para construir-se uma Patos de Minas do futuro.
• E, na nossa visão, o maior desafio: tornar tangível, claro e de fácil assimilação um projeto que fala de futuro, algo muito abstrato na mente da maioria das pessoas. Algo que precisa ser “ilustrado”, desenhado, de forma simples e clara, para gerar envolvimento e engajamento da população.
Diagnóstico do Ambiente Digital
Ponto fundamental para o que iremos propor é o reconhecimento da cultura e da estrutura digital da Prefeitura e o engajamento do seu público. Avaliar a utilização de cada um de seus canais e ferramentas de comunicação e o relacionamento com a população e internautas é um dos processos fundamentais da nossa proposta, visto que um projeto com as características do “Patos 2050“ deve utilizar e articular todos os esforços e informações a partir dos meios digitais, que serão o principal depositário de informações e repositório dos indicadores de resultados decorrente deste projeto. Em relação às redes sociais da Prefeitura, identificamos:
● possui periodicidade nas publicações;
● falta de uma identidade visual definida e que crie identificação;
● feed humanizado, explorando fotos de pessoas reais, recurso importante para gerar conexão;
● pauta com serviços, prestação de contas, mas também com conteúdos de respiro, explorando uma linguagem mais acessível e de fácil entendimento;
● explora formatos variados das publicações (carrossel, vídeos, stories)
● explora o poder da inserção de #hashtags nas legendas;
● bio no Instagram direcionando para links de conteúdos externos, facilitando a o acesso à informações;
● distribui o mesmo conteúdo nas diferentes plataformas;
● os conteúdos em vídeo no Instagram (Reels) aparecem com frequência e conseguem atingir um número de visualizações relevantes, principalmente, se esse resultado for comparado as visualizações do conteúdo do Youtube;
● a conta do Twitter encontra-se desatualizada, a última postagem foi em 2020. Para a imagem da instituição é importante estar presente na plataforma, mas além da presença, é preciso gerar conteúdo e também interações que agreguem valor à marca da Prefeitura.
● no Youtube, os vídeos recebem título e descrição, demonstrando preocupação com um trabalho de SEO, ação importante que ajuda a melhorar as buscas dos usuários
e a probabilidade de ampliar o alcance. Também identificamos playlists que contribuem para a organização do conteúdo e na busca dos usuários;
● No momento, não veicula nenhum anúncio nas plataformas Instagram ou Facebook.
● Em relação ao site, analisamos e identificamos que apresenta responsividade, ou seja, se adapta a diferentes dispositivos, desktop, celulares ou tablets. Apresentar uma página de internet com essa funcionalidade é fundamental para que você mantenha um ambiente amigável para os visitantes, independente do dispositivo que acessem. Um site lento tende a espantar os visitantes, notamos que o site apesar de apresentar um tempo de resposta dentro da considerada boa, existem melhorias que se realizadas podem contribuir para melhorar a experiência dos visitantes.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA
Para a elaboração de nosso plano, apoiamo-nos em uma matriz estratégica totalmente original e focada na comunicação e marketing governamentais. Partindo de algumas premissas simples, nosso objetivo é criar um arcabouço sólido para a estratégia proposta. Para isso, utilizamos quatro princípios que funcionam como fórmulas estratégicas.
Prefeitura Mais Perto da População = População Mais Perto da Prefeitura
Regra de ouro da comunicação pública de qualidade, quanto mais próxima uma gestão encontra-se da população, auscultando-a, interpretando-a e conhecendo-a próxima e verdadeiramente, melhores resultados são alcançados. Nesse caso, o que buscamos é a participação democrática e efetiva, com a população ajudando a criar um projeto de governança, trazendo a visão cidadã para dentro da gestão municipal.
Descentralização Administrativa = Descentralização de Comunicação
Para uma visão moderna da administração, uma visão moderna da comunicação. A descentralização da administração baseia-se no princípio de que cada região da cidade tem necessidades próprias, que exigem soluções específicas. Percebendo-se especial e particularmente informado sobre ações de seu interesse, o cidadão experimenta a presença mais ativa da Prefeitura na sua vida. Esta regra torna-se ainda mais latente num município com as dimensões territoriais de Patos de Minas.
Comunicação Descentralizada + Comunicação Institucional = Imagem da Prefeitura
Para complementar a formação de uma imagem global da Prefeitura, é necessário que toda a população esteja bem informada através de campanhas institucionais, campanhas de prestação de serviços e oportunidade. Comunicar às pessoas o que elas querem e precisam saber é uma das leis de ouro da comunicação eficiente. E para alcançar e conquistar a mente da população, é preciso comunicar os benefícios sociais e as ações e obras que transformam a cidade e melhoram a vida das pessoas. Esse é o foco do plano de comunicação do Programa Patos 2050: bem comunicar e formar imagem positiva.
Valorização do Conteúdo da Mensagem = Valorização do Fato Principal
Um dos erros mais comuns da comunicação governamental é o de tentar informar “tudo ao mesmo tempo agora”. Isso esvazia o fato principal e confunde o público, que acaba não retendo o mínimo de informação e, ao final, não acusa qualquer recall. O resultado é a imagem de governos que nada fazem, fazem pouco ou não fazem o que deveriam fazer. Dar a cada obra ou programa da Prefeitura holofote único – destacando o benefício para a população – evita a pulverização da informação e impede o enfraquecimento e a palidez da imagem da administração.
O QUE DIZER. A natureza de um programa como o Patos 2050 nos remete a experiências como o Choque de Gestão, do Governo de Minas na gestão Aécio / Anastasia; e o programa BH Metas & Resultados, na gestão de Marcio Lacerda á frente da PBH, que se organizavam em Eixos Estratégicos, com seus Projetos Estruturantes, Programas Estruturadores e os Eixos Transversais que integravam o todo. Uma visão moderna e eficaz da gestão pública, já testada e comprovada. Fizemos esse benchmark para compreender o desenho, conceito e fases de um programa como este. E poder traduzir tudo isso no planejamento de uma campanha publicitária.
QUANDO DIZER. Podemos afirmar que não se constrói algo assim no curto prazo. São necessárias fases bem pensadas, com chamamentos e abordagens da população em geral e segmentos específicos; a estruturação de grupos de estudo e fóruns deliberativos, para promover a cocriação de um “novo plano de cidade”. Para, por fim, promover a validação e apresentação dessa nova proposta à população, convidando-a a acompanhar, a partir dos canais da Prefeitura, suas políticas públicas e métricas de resultados.
Justo por isso, estruturamos da campanha em e 3 fases ou flights; e indicamos a definição de uma política permanente de comunicação e relacionamento com a população, sociedade civil organizada e servidores públicos, relacionados ao Programa Patos 2050
1ª Lançamento: nesta fase, as peças publicitárias e ações irão informar sobre a necessidade de um plano de longo prazo para o município. Irá trazer o conceito do programa e informar que, em breve, a Prefeitura irá convocar a população, organizada em regionais e grupos temáticos, a participar na elaboração de um projeto de futuro para a cidade.
2ª Convocação para assembleias e fóruns temáticos ou regionais: essa fase é, certamente, a fase mais longa e trabalhosa desse plano, onde deveremos mobilizar a sociedade patense de forma regionalizada. E também organizada por segmentos e eixos temáticos de discussão. É a fase em que propomos a utilização massiva da internet e das ferramentas de interação, com criação de fóruns virtuais, apoiando as tradicionais audiências públicas.
3ª Apresentação de resultados, na forma final do Programa Patos 2050: a fase final da campanha, na verdade, marca o início de um novo processo de relacionamento com a comunidade e sociedade civil, com a perenização das ferramentas e canais de comunicação do programa, “doutrinando” a população patense a uma participação e acompanhamento efetivos das políticas públicas e resultados dos projetos.
Acompanhamento de resultados e gestão da comunicação de longo prazo: para que o Programa Patos 2050 tenha sucesso em seus objetivos, precisamos criar canais e instrumentos de comunicação perenes e abrangentes, que não gerem gastos para o município (ou que tenham seus valores amortizados nas primeiras fases da campanha). E uma política de comunicação que busque o maior engajamento e participação dos cidadãos no destino da Patos que todos desejam.
Cada um desses flights conta com dinâmicas e tempos diferentes, com durações adequadas e aderentes às suas características específicas. E mix de mídia específicos, pensados estrategicamente para alcançarmos os objetivos táticos alinhados a cada fase. Os intervalos entre cada um desses flights deve obedecer à dinâmica natural dos processos participativos e democráticos, mas sem guardar longos intervalos para evitarmos baixas nos índices de engajamento; e recall da campanha e suas informações principais.
COMO DIZER. Outro importante ponto do nosso planejamento foi definir uma abordagem criativa e conceito de comunicação capazes de sustentar todas as fases de uma campanha de longa duração. E que possibilitasse desdobramentos positivos e inusitados, gerando expectativa e interações efetivas do público, a cada fase do programa. Dessa forma, buscamos a síntese e precisão da mensagem, presando a proximidade da linguagem coloquial, para gerarmos um clima de inclusão e intimidade com nossos públicos-alvo.
PROGRAMA PATOS 2050.
PATOS CAMINHA PARA O FUTURO.
O mote “Patos caminha para o futuro” se apoia na sensação de movimento para imbuir o interlocutor a se perceber inserido no contexto de avanço. Ao assumir a forma reduzida e afetiva “Patos”, o parâmetro de intimidade e pertencimento comunica que a frase estabelece identificação instantânea com a comunidade local, além de demonstrar afeição e carinho por Patos de Minas.
O verbo “caminha” expressa sua força e determina uma ação coletiva, indicando que toda a cidade exerce um movimento ativo no tempo presente, além de elucidar que há um lugar onde se pretende chegar. A caminhada demonstra o engajamento do enunciador, no caso, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, e compartilha a responsabilidade dos passos a serem dados com quem lê, que é, simultaneamente, o indivíduo (cidadão) e o coletivo (a cidade e sua administração).
O complemento “para o futuro” elimina qualquer dúvida sobre a direção e a motivação dessa caminhada. O futuro, entrada lexical que reúne os conceitos de prosperidade, inovação e desejos é o conceito-chave para representar o ambicioso programa de melhorias, estabelecido pela Prefeitura, de forma muito positiva e que gere expectativa popular.
O subtítulo “Dê o primeiro passo rumo às melhorias com o Programa Patos 2050” complementa o entendimento, que antes se estabeleceu apenas no campo das sensações, mas agora se descortina de forma objetiva e reveladora.
Todo o mote sugere relacionamento com os públicos-alvo, desejosos de melhorias nas áreas da saúde, mobilidade urbana, serviço público e qualidade de vida, em geral. E expressa o novo patamar ao qual a cidade chegará em prazo estabelecido. Todo o enredo ainda favorece a criação de peças chamativas e aderentes ao tema do “caminho” sendo construído com as melhorias municipais e a participação popular. E um destino melhor e justo para a cidade e sua gente.
A QUEM DIZER. Compreendemos que o Programa Patos 2050 deve contar com a mais ampla participação da população, da sociedade civil organizada e dos agentes públicos. Uma relação que deve buscar equilibrar pesos e medidas, para ser justa e equânime. Mas que não pode deixar de levar em consideração o reconhecimento e engajamento de grupos historicamente comprometidos com a causa democrática da inclusão. Os mais diversos tons e matizes sociais, maiorias, minorias, “tribos” e movimentos devem ser ouvidos.
Dessa forma, é importante compreender que tais grupos e lideranças comportam-se como stakeholders da Prefeitura e todo poder público. Conhecer a fundo, absorver o discurso, compreender as dores e buscar construir soluções emergentes na cocriação e gestão compartilhada, são os princípios de uma moderna política de comunicação pública orientada aos stakeholders, trazendo do universo da comunicação corporativa uma visão do marketing e comunicação social como ferramentas de boa governança.
MEIOS DE DIVULGAÇÃO, INSTRUMENTOS OU FERRAMENTAS. Nossa estratégia de mídias divide-se entre as Ações de Publicidade, nas quais focamos as mídias tradicionais, off-line, como TV, rádio, outdoor, Backbus, OOH e material impresso – e que será detalhado em nossa ideia criativa e plano de mídia; e as Estratégias Digitais, focadas nas mídias interativas, com a capacidade de exibir conteúdos mais robustos e transversais.
Estratégias Digitais: a comunicação pública é aquela focada no cidadão e que tem como prioridade as questões de interesse coletivo. A agência avalia que a tríade: comunicação pública, democracia e cidadania pode ser fortalecida com o uso de estratégias digitais. A seguir, explicitamos as estratégias propostas para a execução da campanha.
Hotsite: para dar destaque ao conteúdo da campanha a agência sugere a criação de um hotsite para concentrar as informações sobre o programa, concentrando informações e conteúdo vitais para a sua ação em apenas um lugar. Além disso, o hotsite será o destino dos anúncios onlines e com isso , contribuirá para a captação de dados que ajudam na mensuração de resultados.
APP marketing: consiste em um planejamento para tornar o aplicativo conhecido e fazer com que as pessoas o baixem. Mas não para por aí, o app marketing também é feito para garantir que os usuários não se esqueçam do aplicativo depois de usá-lo uma ou duas vezes e o excluam do aparelho. Pelo contrário, a ideia é que o app seja um canal permanente de interação e geração de valor.
Redes sociais: são canais online ideais para o trabalho de marketing digital. Afinal, além de conseguir atingir seu público de forma estratégica e segmentada, elas apresentam diversas possibilidades de interações. Com as estratégias certas é possível informar, educar, mobilizar e despertar interesse.
#Hashtag para a campanha: o recurso é uma forma de promover a campanha nas redes sociais, além disso elas ajudam a gerar mais tráfego, aumentar engajamento, e rastrear os resultados. Ao criarmos uma hashtag será possível acompanhar o engajamento e os conteúdos gerados pelos usuários.
Marketing de conteúdo: uma das estratégias pilares do inbound marketing, consiste em investir em conteúdo que eduque e ajude o público-alvo, ao passo que cria-se uma relação de confiança e autoridade. O conteúdo contém informações para sanar dúvidas, necessidades. A estratégia será utilizada na produção de posts para redes sociais, email mkt e demais peças digitais da campanha.
E-mail marketing: segundo um estudo da GetResponse de 2021, o Brasil tem uma taxa de abertura de e-mails de 20,39%. A agência considera que o e-mail mkt vai enriquecer a estratégia, por isso sugere o uso do banco de cadastro de e-mails dos funcionários para que eles recebam pelo e-mail institucional informações sobre a campanha.
Webinars: trata-se de uma videoconferência, um evento online, que reúne uma ou mais pessoas para explicar ou debater sobre algum assunto. Como diferencial, a audiência é continuamente convidada a interagir, compartilhar perguntas e percepções. Aliás, essa é uma das principais vantagens dos webinars perante os vídeos tradicionais. Algumas das características dos webinars são: custo reduzido, alcance ilimitado, adequado a vários objetivos, alto engajamento, número de participantes ilimitado.
Inovação: um Ativo Estratégico
Podemos afirmar que a máxima de Marshall McLuhan – um dos principais teóricos da comunicação de todos os tempos – “o meio é a mensagem” continua mais viva do que nunca. Inovação e tecnologia, utilizadas de forma disruptiva e aderente à vida das pessoas têm o poder de comunicar mais do que qualquer imagem ou palavras. Por isso, abordamos as novidades mais impactantes do mundo digital como “ativos estratégicos”.
É inegável que a tecnologia do conhecimento veio pra ficar. E pra melhorar a nossa vida. Uma de nossas propostas estratégicas é o desenvolvimento do App mobile Patos 2050, com várias funcionalidades, como ferramentas de participação e gestão de projetos, feed de notícias, chat, blog do programa e muito mais. Uma plataforma georreferenciada de mobilização, engajamento e participação popular, disponibilizada gratuitamente para a população, em todas App Stores.
A novidade, associada à funcionalidade e modernidade do App devem ser os principais atrativos para a população aderir e utilizar a plataforma no seu dia a dia. E irá possibilitar à Prefeitura Municipal de Patos de Minas capturar dados, opiniões, sugestões e estabelecer os mais diversos tipos de colaboração e parceria com a população da cidade. E criar um canal ativo e permanente, para a cocriação e cogestão do Programa Patos 2050.
Outra proposta a que podemos chamar ativo estratégico é a realização da Convenção Virtual Patos 2050, com a criação fóruns regionais e temáticos, realizados em modalidades virtual e/ou mista. Sugerimos que um grupo de servidores municipais sejam estrategicamente recrutados e treinados para formar uma “brigada de moderação virtual”. E, com a utilização de plataformas gratuitas de Lives e Webinars, organizar salas e plenárias virtuais, onde serão promovidas a discussão e deliberação sobre as temáticas do Programa Patos 2050, otimizando todo o investimento e logística da campanha.
IDEIA CRIATIVA
Peças de comunicação do Programa Patos 2050, corporificadas:
• Hot Site: ele traz o maior conteúdo informativo da campanha, com todos detalhes sobre o Programa Patos 2050, orientações aos cidadãos de como participar. Um QR Code estampado em todas as peças da campanha direcionam para o ambiente virtual, onde o cidadão poderá conhecer, opinar e acompanhar todas as ações do programa.
• VT 30”: vídeo que se utiliza de visual gráfico, linguagem coloquial e leve, explicando o Programa Patos 2050 e informando como a população poderá dar sua contribuição. Ao final, ferramentas de CTA direciona o público para o site.
• Outdoor: Peça destinada à mídia externa, sua função é reforçar as mídias eletrônicas (TV e rádio), ocupando o espaço urbano com o visual e conceito da campanha. O objetivo estratégico dessa peça é atuar no momento em que as pessoas estão em trânsito pela cidade.
• App Mobile: estratégia de inovação é uma peça que vai abrir um novo canal de comunicação e interação da Prefeitura e o Programa Patos 2050. Com funcionalidades e ferramentas de comunicação e gestão de projetos, o App Patos 2050, contará com feed de notícias sobre o programa, blog, chat, agenda, salas e fóruns de discussão, entre outras. E será um meio perene, ativo e permanente, para que a população esteja sempre por dentro. E dentro do Programa, com sua participação cidadã.
• Folder Sanfona: a peça oferece informações detalhadas sobre o Programa, seus eixos estratégicos e transversais; os projetos estruturantes e programas estruturadores, que a Prefeitura irá propor para o Patos 2050; locais e datas das audiências públicas.
• Carrossel: formato que ganhou destaque nas mídias sociais devido a popularização no Instagran. O carrossel nos permite ter uma presença muito aderente ao meio, com equilíbrio entre visual e informações, possibilitando uma experiência agradável ao fruir conteúdos de difícil compreensão.
• Stories: vídeo-animação gráfica, a partir de artes desenvolvidas em várias telas, visando uma interação amigável com público-alvo através de um quis que chamamos game da cidade, onde são feitas perguntas sobre para conhecer a opinião do internauta sobre os principais problemas de Patos, para convidar o internauta a participar.
• Backbus: uma das principais características da mídia exibida em traseiras de ônibus é levar nossa mensagem aos cantos mais distantes do município, fazendo nossa campanha circular pelos bairros e distritos, reforçando as mídias eletrônicas.
• Adesivo na esteira rolante (mall do shopping): peça OOH tem por objetivo envolver os frequentadores qualificados do Pátio Central Shopping, com uma mensagem visual bonita e textos curtos e impactantes.
• Anúncio para jornal (1 página): para ser veiculado em jornais da região, nossa mensagem busca o potencial de impactar milhares de cidadãos e famílias, a partir dessa mídia tradicional. O objetivo é a fixação da mensagem, que ganha multiplicadores, para ampliar o engajamento da campanha.